Santa Maria da Feira transformou-se numa verdadeira montra nacional do que de melhor se faz no domínio da educação e formação profissional, onde todos mostraram o seu melhor.
O evento contou com a participação de 82 entidades, incluindo centros de formação, escolas profissionais e entidades formadoras. Além dos concorrentes, estiveram presentes 335 jurados, 43 supervisores de infraestruturas e 278 voluntários, todos unidos para fazer deste campeonato um sucesso.
Durante os três dias de competição, os jovens enfrentaram provas que simulavam situações reais de trabalho em 58 profissões diferentes. As cerimónias de abertura e de encerramento, no Auditório do Europarque, foram momentos de grande emoção, especialmente a entrega das medalhas.
Quem teve o melhor desempenho nas profissões oficiais subiu ao pódio para receber as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze. O ponto alto foi a entrega das Medalhas de “Melhor da Região” a quem teve a melhor classificação de cada região (ver caixa).
Quem são os vencedores das Medalhas de “Melhor da Região”?
Norte: Leonardo Diogo e Wilder Pina, na profissão de Modelação e Fabrico de Calçado – do CFPIC - Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado
Centro: Luís Machado, em Desenho Gráfico – do IEFP de Aveiro
Lisboa e Vale do Tejo: Raquel Almeida, na profissão de Ótica Ocular - da Casa Pia de Lisboa
Alentejo: Catarina Ramalho, na profissão de Cabeleireiro - do IEFP de Évora
Algarve: Pedro Reis, em Cozinha - da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã - Centro DUAL de Portimão
Açores: Nelson Ponte, em Web Technologies - da EPROSEC - Escola Profissional do Sindicato do Escritório
Madeira: Diogo Alves, em Prototipagem Rápida - do Instituto para a Qualificação, IP-RAM - Centro de Formação Profissional da Madeira
A grande vencedora do campeonato foi Raquel Almeida, da Casa Pia de Lisboa, na profissão de Ótica Ocular, que levou para casa a Medalha de Melhor do País! Esta edição do Campeonato Nacional das Profissões foi das mais participadas de sempre, com mais de 7 mil visitantes.
Os 433 concorrentes do SkillsPortugal Norte 2024, apesar de oriundos de todas as regiões do país e de terem profissões tão diferentes como robótica e esteticismo, para dar apenas um exemplo, têm algo em comum – a escolha pela formação profissional.
E como é que essa opção mudou a vida deles e os fez chegar a uma competição onde só estão as e os melhores? Contamos-te tudo.
O SkillsPortugal Norte 2024 pela voz dos participantes
Os jovens que venceram medalhas de “Melhor da Região” partilham contigo a sua experiência no 46.º Campeonato Nacional das Profissões e a sua opção pela formação profissional.